BENTO.apacenta as minhas ovelhas

BENTO.apacenta as minhas ovelhas
BENÇÃO DO PASTOR DE NOSSA IGREJA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

História da Comunidade Eclesial de Base Sagrada Família

História da Comunidade Eclesial de Base Sagrada Família
(Centro - Roberto Silveira)

 
A Comunidade religiosa da “Várzea da Oficina” (já há bastante tempo, Bairro Roberto Silveira), teve início no ano de 1955, quando um grupo de pessoas, tendo à frente o Sr. Waldemar Pinto, se empenhou na construção de uma capelinha, numa das travessas da Rua 10, hoje Rua Irmã Carmelita de Jesus. Manoel Benedito, Godofredo Silva, Norberto Manoel, João Ramos, Augusto Francisco e Irmã Coleta, da Congregação Franciscana de Nossa Senhora do Amparo, muito se esforçaram para a construção da capelinha. Fazia parte da prática dos fiéis, a oração do terço nas casas. Era pároco, na época, o saudoso Pe. André Franzen (S.V.D.). Assim nasceu a Comunidade São José Operário.
            O tempo foi passando e com a comunidade crescendo, a capelinha já não comportava os fiéis e suas diversas atividades. Foi então que, em 1978, pensou-se numa capela maior que atendesse as necessidades.


No dia 28 de fevereiro de 1978 foi lançada a pedra fundamental da nova capela com uma Celebração Eucarística Festiva, presidida pelo Pe. Américo, também verbita e pároco. Estavam presentes as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, o saudoso João Ramos, Dona Elvira, (viúva do benfeitor Waldemar Pinto) e a comunidade. Num grande esforço comunitário, com o apoio do Pe. Américo, muitas pessoas e grupo de jovens, a dedicada Irmã Carmelita se uniram e organizaram a primeira festa denominada “Festa da Sagrada Família”, no dia 19 de maio de 1978. Foi, a partir daí, que a comunidade passou a se chamar Comunidade Sagrada Família e também devido ao fato de existir naquele tempo, na Paróquia, outra comunidade com o padroeiro São José Operário, na Vila Barbará (esta, desde 2006, sob a responsabilidade direta da Diocese).
A comunidade se reuniu novamente, com muita alegria, no Natal de 1979, para a “missa de inauguração” da nova capela, também presidida pelo Pe.Américo. O coordenador, na época, era o Sr. José Ramos que, por seu grande esforço e trabalho deve ser sempre lembrado por todos.
Em dezembro de 2003, com muita festa, a Comunidade Sagrada Família comemorou seus 25 anos de fé e vida – um sinal do Reino de Deus, da presença de Jesus Cristo e força do Espírito Santo.
A caminhada continua com a Comunidade exercendo a sua missão através de serviços diversos organizados nas várias dimensões (espiritual, litúrgica, missionária, social...) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário